domingo, 1 de julho de 2012

Como tudo começou

Eu sou uma pessoa super curiosa. Estou sempre querendo saber das coisas e tudo mais. Um dia resolvi que pesquisaria no site da Fulbright para saber se tinha alguma seleção que fosse adequada para o meu perfil e formação. Eis que achei a bolsa de FLTA (Fulbright Language Teaching Assitant), trabalharei nos EUA durante um ano letivo americano, como professora assistente de português em uma universidade.
O processo é realmente longo e demorou nove meses, só soube que iria realmente viajar, ou seja, que tinha sido aceita pela UVU (Utah Valley University) agora. Portanto, ao se inscrever não considere que já foi aceito "take one step at a time" ; )


Os passos básicos para se inscrever são:




  •  possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense;
  •  possuir  bacharelado ou  licenciatura em  língua portuguesa e ou língua inglesa;
  •  ter proficiência em inglês, conforme item 6.1.3 do Edital;
  •  estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;
  •  não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo.
Para se inscrever é preciso ficar sempre de olho nas datas para conseguir enviar tudo a tempo. Eles costumam ser bem sérios com relação a datas e prazos, portanto organize-se caso tenha interesse!

Também é dada a prioridade a:


  •  com nenhuma ou com pouca experiência nos EUA
  •  professor da rede pública de ensino;
  •  ex-bolsista do PROUNI.
A prioridade não desqualifica quem não se enquadra nela, eu sou a prova viva disso. Tente, não custa nada. Aliás até custa, pois durante o processo terá que realizar o TOEFL, para isso entre em contato com a EducationUSA lá eles poderão lhe orientar e explicar melhor algumas coisas. Lá nesse escritório eles também realizam traduções de documentos, caso você precise e a Fulbright aceita a versão feita por eles. Fulbright e EducationUSA são parceiras e isso ajuda! 

Em outros posts explicarei melhor as etapas!

Beiiijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: